Sesc SP

2019-10-08 02.38.00 4 (1)

A Residência Artística e Gastronômica, com a Fermenta - Cozinha Preta que Cresce, é um espaço de formação e pesquisa que aborda a relação de artistas e cozinheiras(os) negras(os) a partir de práticas que dialoguem sobre as possibilidades de encontro entre cozinha e arte, refletindo politicamente a respeito da verdadeira função da cozinheira(o) negra(o) dentro do mercado de trabalho e suas contradições; as possibilidades de experiências estéticas em relação à memória e ancestralidade; o empreendedorismo enquanto possibilidade de sobrevivência e; a gastronomia a partir do conceito de fome.

Curadoria: Lucas Ferrazza
Produção Executiva: Lucas Ferrazza
Assistência de Produção: Micaela Cyrino
Educadores: Brandon Raabe, Luare Erremays e Lucas Ferrazza
Convidados: Cris Guterres, Flávia Silva Barbosa, Jana Janeiro, Reibatuque, Lucas Abreu e Zora Santos

PROGRAMAÇÃO

Dia 8/11 - O empreendedorismo na cozinha preta enquanto possibilidade sustentável: gestão inteligente de sobrevivência para negócios gastronômicos. Com Cris Guterres (São Paulo/SP).
Dia 22/11 - Aproveitamento alimentar: as possibilidades antes do lixo. Com Lucas Abreu (Rio de Janeiro/RJ).
Dia 29/11 - Cozinha de Quilombo: comida de memória - Vivência quilombola itinerante. Com Jana Janeiro e Reibatuque, Casa Quilombê (Brumadinho/MG).
Dia 6/12 - Performance comida de cerca. Com Zora Santos (Belo Horizonte/MG).
Dia 13/12 - Comida meditativa: o autocuidado a partir do chá. Com Flávia Barbosa, do Capins da Terra (São Paulo/SP).
Dia 20/12 - Finalização da residência com a equipe da Cozinha Fermenta

Fermenta - Cozinha Preta que Cresce é um território livre de formação e experimentação entre comida e arte. Baseado em uma formação que pensa a cozinha como parte integrante e primordial no processo de educação de crianças, adolescentes e adultos, se utiliza de vivências gastronômicas e processos artísticos para ensinar práticas que possibilitem estimular a memória dos participantes a ter outra relação com os alimentos, bem como entender os diversos processos desde o alimento vivo até ele se transformar em um produto industrializado. Os processos e estilos artísticos abordados por nós priorizam a história oficial da arte, cultura e gastronomia afro-brasileira. Cozinha Fermenta é uma cozinha feita por Pessoas Pretas.

Vagas limitadas. Inscrições 1h antes de cada encontro, no Atendimento do 4º andar.

Local: Tecnologias e Artes (4º andar)

(Foto: Divulgação)
 

Alimentação

Residência Artística e Gastronômica Com Fermenta, Cozinha Preta que Cresce L

Sesc Avenida Paulista ver no mapa compartilhar

08/11 a 20/12

SEX
19H ÀS 22H*
  • Grátis

*Exceto dia 15/11