Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Mulheres em Movimento - A programação propõe lançar olhares sobre os percursos históricos das mulheres e principais demandas dos feminismos na contemporaneidade. saiba mais

CapaValeska

O amor é um sentimento universal ou sua configuração é mediada por processos históricos e culturais? Homens e mulheres, no Brasil, aprendem a amar da mesma forma, com o mesmo sentido? Essas são algumas perguntas abordadas na palestra. O objetivo é tratar da relação, culturalmente exaltada, sobre padrões de formas de amar e mulheres no Brasil.
Essa conexão é interpelada por diversos mecanismos sociais (tecnologias de gênero), que constituem verdadeiras pedagogias afetivas e levam a uma vulnerabilização emocional das mulheres. Para elas, o amor acaba por se constituir como algo identitário, no qual "ser escolhida" (ou ter sido "escolhida"), sobretudo por um homem, configura a chancela de legitimação de seu valor pessoal e social. A aula aberta aborda o funcionamento desse "dispositivo amoroso", bem como sua vinculação com um fenômeno tão comum em nosso país, que é a persistência de relações abusivas.

Valeska Zanello é professora associada do departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB). Coordena o grupo de pesquisa "Saúde Mental e Gênero" (foco em mulheres) no CNPq, o qual realiza uma leitura do campo da saúde mental sob um viés feminista das relações de gênero (e interseccionalidades com raça e etnia), no que diz respeito à epistemologia, semiologia, diagnóstico psiquiátrico e prática profissional. Autora de diversos artigos sobre o tema saúde mental e gênero, lançou, em 2018 o livro "Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação", fruto de seus últimos 14 anos de pesquisa na área.

Grátis.

Local: Área de Convivência

Ações para a Cidadania

Amor e mulheres: dispositivo amoroso e tecnologias de gênero no Brasil Com Valeska Zanello L

Essa atividade aconteceu em 15/11/2019 no Sesc Pompeia.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo