Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Tour virtual: descubra o Vale do Ribeira sem sair de casa!

Vista aérea de Registro (SP), principal cidade do Vale do Ribeira. Foto: Marcio Shimamoto
Vista aérea de Registro (SP), principal cidade do Vale do Ribeira. Foto: Marcio Shimamoto

Que falta está fazendo um passeio tranquilo na rua, não é mesmo? Mas uma coisa é certa: as definições de “encontro” estão sendo atualizadas, adaptadas, transformadas, mas nunca ignoradas. Existem experiências sociais, culturais e políticas que só acontecem nos espaços públicos. Pensando nisso, o Circuito Sesc de Artes deste ano também se reinventou, mas sem abrir mão da sua essência. Este é um convite para que você navegue pelas praças e histórias de sete cidades do Vale do Ribeira – Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Registro e Sete Barras –, ao mesmo tempo que acompanha uma programação incrível, tudo isso sem sair de casa.

Quem já passeou por uma praça é capaz de descrevê-la não apenas pelas suas características físicas, mas também pelas experiências vividas ali. Faça este teste: feche os olhos e pense em uma experiência vivida em uma praça. Tudo que você fez e viu ali foi totalmente previsível? Seja por quem estava lá com você, pelas outras pessoas que passavam, pelo clima do dia, pelo movimento do trânsito… pois é, são muitas as variáveis, então são muitos momentos únicos e inesperados. Espaços como esse são abertos ao novo, e a disposição e arquitetura das praças, em particular, permitem a realização de encontros, brincadeiras, intervenções artísticas, feiras, shows, greves, protestos, entre tantas manifestações, que se traduzem no contato com a diversidade e a construção de comunidades. Não é à toa que as praças acabam sendo percebidas como um dos pontos de encontro mais populares e democráticos das cidades.

O Circuito Sesc de Artes é, por tradição, um evento das praças. As ocupações temporárias, que transformam esses espaços em palcos para os mais diversos eventos de dança, música, circo, literatura e tantos outros, são uma forma de ativar a sensação de pertencimento à cidade. A programação segue em forma de caravanas por vários municípios do interior, movimentando ainda mais as trocas de experiências e alimentando o encantamento que temos pelos nômades, que, por meio das suas histórias, criam laços entre os muitos horizontes e grupos que vão conhecendo.

Este ano, com a necessária adaptação da programação ao contexto da pandemia, o Sesc faz da internet a praça. Conheça, a partir da quinta, dia 16 de setembro, um pouco de cada um dos sete municípios do Vale do Ribeira no Tour Virtual 360º – Praças Virtuais em Movimento. Partindo de suas praças, você poderá se transportar para outros pontos e ter acesso a registros históricos importantes, completando a imersão.

No vídeo a seguir, que estreia neste domingo, dia 12, às 15h, o fotógrafo e engenheiro civil, especialista na construção de tours virtuais 360°, Marcio Shimamoto, fala um pouco da proposta e do desenvolvimento desse tour em particular:

 

 

Então, prontos pro passeio? Acesse o Tour Virtual 360º – Praças Virtuais em Movimento, com Marcio Shimamoto, a partir da quinta, dia 16 de setembro!

Em Cananéia, comece pela Praça Martim Afonso de Souza e seu obelisco, que marca a comemoração dos 400 anos de fundação oficial da cidade. A vista também inclui o Mar Pequeno e casarões históricos, cenários da colonização lusitana e das primeiras expedições, como as de Martim Afonso de Souza e de Cosme Fernandes, que se tornou ali o lendário Bacharel de Cananéia.

Em Eldorado, o ponto de partida é a Praça de Nossa Senhora da Guia, que incorporou outras duas já existentes e forma hoje um longo e agradável caminho de quatro quadras desde a Câmara até a Igreja de Nossa Senhora da Guia. Percorra o entorno e veja os registros de alguns acontecimentos históricos, entre eles o refúgio do guerrilheiro Carlos Lamarca na cidade e a visita de Washington Luís.

Em Iguape, aprecie a vista marcante da Praça da Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape, que atrai milhares de romeiros em uma das maiores festas religiosas do país, e que é rodeada pelo charme colorido do maior casario histórico preservado do Estado de São Paulo. Veja também outros pontos importantes, como o Porto Grande, que no século XIX chegou a rivalizar com o Rio de Janeiro em importância portuária e em vida social e cultural.

Em Ilha Comprida, o principal ponto de encontro é a Vila de Pedrinhas, onde a vida e a tradição dos pescadores caiçaras evocam simplicidade. A consciência ambiental é visível pela presença dos ateliês de artesanato local, das praias preservadas, das passarelas e do píer, que te convidam a se relacionar com as águas e conviver com a rica biodiversidade do entorno, tudo com os pés na areia.

Em Itariri, encontre na Praça do Coreto alguns registros do Circuito Sesc de Artes que aconteceu ali em 2019, para ter um gostinho de como é o evento presencial! Além disso, é possível saber mais sobre eventos organizados todos os anos na cidade, como o FESFOL, o FESTY, o Viva Arte e a Festa do Okinawa Sobá, além de admirar construções históricas como a Estrada de Ferro e o Casarão Okinawa.

Em Registro, a parada obrigatória é a Praça Beira Rio, ao lado do KKKK, icônico edifício onde hoje é o Sesc Registro. O local é referência desde os tempos da corrida do ouro, e posteriormente da colonização japonesa, pois no próprio KKKK eram centralizadas as funções de apoio aos imigrantes – seu nome é a sigla de Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, que significa Companhia Ultramarina de Desenvolvimento SA. A praça tem grande valor histórico e hoje é espaço de encontros e eventos como a Festa da Solidariedade e o Tooro Nagashi.

Em Sete Barras, comece assistindo ao evento do Circuito Sesc de Artes que passou pela cidade em 2018! Depois, aprecie a vista da Praça da Colonização Japonesa, à beira do rio Ribeira, com todo o simbolismo sagrado do Torii, estrategicamente posicionado na entrada. Veja também, em primeira mão, o mirante a ser inaugurado em outubro, de onde se pode avistar o Morro do Votupoca e a Serra da Juréia.

Para completar a experiência, não vai faltar programação! Temos apresentações de artistas de todo o país, com destaque para criadores da região. A programação completa do Circuito Sesc de Artes, você encontra em sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Outras programações

Dança

Vamos Dançar?! - Fricções Coreográficas

Vamos Dançar?! - Fricções Coreográficas

SESC Registro

à venda na unidade a partir de
24/11

Saiba mais

Dança

Vamos Dançar?! - Fricções Coreográficas

Vamos Dançar?! - Fricções Coreográficas

SESC Registro

à venda na unidade a partir de
07/12

Saiba mais