Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Lançamento do 2º Encontro Internacional Nós tantas outras

De 8 de novembro a 20 de dezembro de 2019 estarão abertas as inscrições de trabalhos para o 2º Encontro Internacional Nós tantas outras, a ser realizado de 4 a 7 de março de 2020, sob o tema ‘Mulheres e Novos Imaginários’.

 

A segunda edição terá seu lançamento no Sesc Avenida Paulista, dia 7 de novembro, às 19h30, com um bate-papo aberto ao público entre Amelinha Teles (fundadora da União de Mulheres de São Paulo) e Patrícia Borges (coordenadora do Cursinho Popular Transformação). Na ocasião, será lançado o webdocumentário Nós tantas outras, produzido durante o 1º Encontro realizado em 2018.

Em 2020, o Nós tantas outras pretende mirar para a força coletiva das mulheres, as conquistas dos feminismos e refletir sobre os novos imaginários sociais que estão criando para si e em resposta a sistemas de desigualdade. Propõe reunir coletivos que se dedicam a erradicar a pobreza e a violência na busca pela efetiva defesa dos direitos das mulheres, criando oportunidades para a partilha de experiências nacionais e internacionais protagonizadas por mulheres. 

Para tanto, a presente chamada aberta direciona-se a experiências coletivas, sejam elas resultado de estudos acadêmicos, processos artísticos ou de ações político-sociais.

 

Sobre o Encontro de 2018

A primeira edição refletiu a condição social da mulher em diferentes países e realidades, os feminismos e os desafios que se apresentam na contemporaneidade. Cinco unidades do Sesc São Paulo reuniram 32 mulheres pesquisadoras e ativistas do Afeganistão, Argentina, Brasil, China, Equador, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Moçambique, Suíça, Uruguai e Venezuela, entre outros.

Deste Encontro foi produzido o webdocumentário “Nós Tantas Outras” (Brasil, 2019, 21'32''), com depoimentos inéditos de Amelinha Telles, Cristine Takuá, Edneia Gonçalves, Graça Xavier, Hailey Kaas, Núbia Moreira, Noorjahan Akbar e Regiany Silva. Disponível na internet a partir de 7 de novembro.

– Serviço –

Lançamento e estreia
Bate-papo com Amelinha Teles e Patricia Borges
Estreia do webdocumentário "Nós Tantas Outras"
7/11, às 19h30
Sesc Avenida Paulista
Grátis

Inscrição de trabalhos
gratuita
somente pela internet
de 08/11/2019, a partir das 13h, até o dia 20/12/2019, às 18h
ou até o limite de 150 inscrições válidas.

a partir do dia 8/11, clique aqui para inscrever seu trabalho

Regulamento de participação e formulário de inscrição estarão disponíveis a partir desta data.

––

“Nós tantas outras” é uma iniciativa do programa de Diversidade Cultural do Sesc São Paulo, promotor de ações que têm como intenção criar espaços de diálogo, pertencimento, reconhecimento e valorização de pessoas, culturas e populações que historicamente tiveram e têm suas existências minorizadas e seus direitos subtraídos, sempre reconhecendo a diferença como componente legítimo para o viver junto.

Ao propor maior inserção e visibilidade, a partir de demandas contemporâneas, pretende-se contribuir para a ruptura no campo individual, coletivo e institucional de estruturas culturais ainda desiguais, violentas e preconceituosas. Estruturas estas que colocam o país, em vários aspectos, como um dos mais violentos para mulheres, indígenas, povos e comunidades tradicionais, população negra e grupos com diferentes identidades de gênero e orientação sexual.