Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Gestão Cultural - Qualificação para a gestão no campo da cultura e das artes saiba mais

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Voltado para artistas em início e meio de carreira, com ênfase na interlocução de práticas artísticas na área de artes visuais. O programa tem como objetivo o aprofundamento na leitura da obra dos artistas participantes, assim como desenvolver a capacidade crítica dos artistas, tanto em relação à própria obra como à de outros participantes.

Com Ana Paula Cohen. Curadora independente, editora e escritora. Foi curadora residente do Center for Curatorial Studies – CCS, Nova York, co-curadora da 28ª Bienal de São Paulo e co-curadora do Encuentro Internacional de Medellín, na Colômbia. Atualmente é coordenadora da Pós-graduação em Estudos e Práticas Curatoriais, FAAP, e doutoranda no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC-SP.

Com Ayrson Heráclito. Artista, curador e professor no curso de Artes Visuais da UFRB. É doutor pela PUC-SP e mestre pela UFBA. Entre suas exposições mais recentes estão “Ayrson Heráclito”, Sala de Vídeo, MASP, São Paulo (2018); 57ª Edição da Bienal de Veneza, Veneza (2017); e “Pérola Negra”, Blau Projects Galeria, São Paulo (2016). Foi co-curador da 3ª Bienal da Bahia, no MAM-BA, Salvador, e da exposição “Histórias Afro-Atlânticas”, no MASP (2018).

Com Gustavo Torrezan. Artista e pesquisador. Doutor em poéticas visuais, mestre em educação e graduado em artes visuais pela Unicamp. É pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc–São Paulo.

Com Julia O’Donnell. Professora e pesquisadora no Departamento de Antropologia Cultural do IFCS/UFRJ. Mestre e doutora em antropologia social pelo Museu Nacional/UFRJ. É autora dos livros “A invenção de Copacabana” (Zahar, 2013) e “De olho na rua: a cidade de João do Rio” (Zahar, 2008).

Com Keila Kern. Pesquisadora e professora na Universidade Estadual do Paraná. Doutora e mestre em poéticas visuais pela USP. Atua a partir da investigação da arte como sistema de processamento crítico, explorando a produção discursiva da arte em situações de relação e circunstância. Seu interesse está voltado à crítica institucional como regime de observação da produção e da docência em arte na América Latina.

Com Raquel Garbelotti. Artista, pesquisadora e professora na Ufes. Atualmente é Professora Colaboradora na USP/CTR. Tem doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Destacam-se exposições como 25ª e 29ª Bienal de São Paulo (2002, 2010); 32º Panorama da Arte Brasileira, MAM, São Paulo (2011) e, recentemente, o projeto “Contracondutas”, na Escola da Cidade, São Paulo (2018).

Com Renata Felinto. Artista, pesquisadora e professora adjunta de Teoria da Arte na Universidade Regional do Cariri, CE. Doutora e mestra em artes pela Unesp, especialista em curadoria e educação em museus de arte pelo MAC USP. É líder do grupo de pesquisa NZINGA – Novos Ziriguiduns Internacionais e Nacionais Gerados nas Artes Visuais. É artista convidada do 29º Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (2019) e curadora convidada da Bienal Naïfs do Brasil, Sesc (2020).

Com Ricardo Basbaum. Artista, pesquisador, escritor, curador e professor na Universidade Federal Fluminense. Doutor em artes pela USP e autor de “Manual do artista-etc” (Azougue, 2013). Entre suas exposições individuais estão “The production of the artist as collective-conversation”, Audain Gallery, Vancouver (2014); “Would you like to participate in an artistic experience?”, Logan Art Center, Chicago (2012); e, entre as coletivas, Documenta XII, Kassel (2007), 30ª e 25ª Bienal de São Paulo (2012, 2002).

Com Rivane Neuenschwander. Artista. Entre suas exposições individuais estão: “O Alienista”, Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo (2019); “O Nome do Medo”, MAR, Rio de Janeiro (2017); “Mal-entendidos”, MAM, São Paulo (2014) e “A Day Like Any Other”, New Museum, Nova York (2010). Entre as inúmeras coletivas estão 30ª, 28ª, 27ª e 24ª Bienal de São Paulo (2012, 2008, 2006, 1998), 12ª Bienal de Istanbul (2011), e 50ª e 51ª Bienal de Veneza (2003, 2005).

Com Suely Rolnik. Psicanalista, professora titular da PUC-SP, investiga a relação imanente entre clínica, arte e política. Entre seus livros publicados no Brasil e no exterior, “Esferas da insurreição. Notas para uma vida não cafetinada” (N-1, 2018), “Cartografia sentimental” (Sulina, 1989) e “Antropofagia Zumbi” (só publicado no exterior). Co-autora com F. Guattari de “Micropolítica. Cartografias do desejo” (Vozes, 1986).

Com Veronica Stigger. Escritora, pesquisadora e professora universitária. Doutora em teoria e crítica de arte pela USP, realizou pesquisas de pós-doutorado junto ao MAC USP, à Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e ao Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Entre seus livros publicados, está “Sombrio ermo turvo” (Editora Todavia, 2019).

Com Virginia de Medeiros. Artista. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFBA. Entre suas exposições recentes estão “Arte Atual – Jamais me olharás lá de onde te vejo”, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2019) e “Alma de Bronze”, Ocupação Nove de Julho do MSTC, São Paulo (2018). Outras exposições incluem “Histórias feministas”, MASP, São Paulo (2019); 31ª Bienal de São Paulo, (2014) e 32º Panorama da Arte Brasileira, MAM, São Paulo (2011).

(Arte: Walter Cruz, adaptando “Po?s-tudo”, poema concreto, 1984 de Augusto de Campos)

Artes Visuais

Programa de orientação de projetos em artes visuais Análise crítica e discussão em grupo a partir da produção dos artistas participantes


Sesc Centro de Pesquisa e Formação ver no mapa

10/03 A 28/07

TER
14H ÀS 18H
  • R$ 30,00
  • R$ 50,00
  • R$ 100,00

*10/3 a 28/7, 14h às 18h. **31/3, 28/4, 26/5, 30/8 e 28/7, 19h às 21h30.