Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Cinetruque - Conjunto de atividades que resgata os efeitos visuais de baixa complexidade para produções audiovisuais saiba mais

11Como%20fazer%20cinema%20fant%C3%A1stico%20-%20ft%.jpg

O cinema independente de baixíssimo orçamento é o espelho da capacidade e criatividade de seus realizadores. Não ter dinheiro no entanto não é o mesmo que não ter recursos. Hoje as tecnologias para o cinema estão cada vez mais democratizadas, permitindo o acesso à equipamentos que antes eram limitados aos altos orçamentos, como consequência filmes independentes expandem sua conexão com o público e o acesso do espectador ao que é produzido é virtualmente sem limites. Cabe então o diferencial: a criatividade do realizador. Em uma palestra e workshop focando principalmente no cinema de gênero fantástico, como o terror e ação, será demonstrado e ensinado como utilizar técnicas de efeitos especiais práticos para o cinema, planejar o roteiro e conceito do filme e o processo de criação de personagens do universo fantástico.

Kapel Furman é roteirista de segmento e um dos apresentadores da série CineLab do Universal Channel/NBC e SyFy, em sua 5a temporada e exibido em 10 países. Cineasta, roteirista, coordenador de efeitos especiais e character designer. Formado em Cinema e especialista em cenas de violência e cinema fantástico. Trabalhou na equipe de 67 longas. Foi indicado ao prêmio de Melhores Efeitos Especiais da Academia Brasileira de Cinema pelos filmes O Cheiro do Ralo; Encarnação do Demônio e Broder. Seu trabalho foi descrito pela crítica do jornal Folha de São Paulo como responsável pela modernização  stética de longas-metragens como "Encarnação do Demônio (30/07/2008). Seu primeiro longa como diretor, "Pólvora Negra", foi descrito pela revista Variety como "um clássico western spaghetti" e pelo Festival de cinema Fantástico Fantastic Fest como "(...) com tiros suficientes para deixar Sam Peckinpah orgulhoso", o filme foi vencedor de melhor longa Ibero Americano no BARS XII e de melhor trilha sonora no Prêmio Sesi de Cinema 2012 . Em 2016, produziu e dirigiu o longa "Percepção do Medo", listado entre os 25 filmes de terror mais esperados do ano pelo site "The peoples movies" Dirigiu oito curtas, destaque para "S.W.Metaxu", que concorreu ao prêmio MARIA em SITGES, o maior e mais clássico festival de cinema fantástico do mundo descreveu o filme como "It really blew our minds here". Outro destaque é "06tiros;60ml", descrito pelo jornal Folha de São Paulo como "o campeão do gore, em uma mistura de "Desejo de Matar" e "Re-Animator" . o filme faz parte do DVD "3 Cortes, o cinema brasileiro em vermelho" (2006), a primeira antologia em DVD de terror brasileiro. 

Local: Espaço de Tecnologias e Artes - 4º andar
Classificação indicativa: A partir de 14 anos
Distribuição de ingressos no local, 30 minutos antes da atividade.

 

(Foto: Divulgação)

Tecnologias e Artes

Como fazer cinema fantástico sem dinheiro: teorias e práticas com Kapel Furman, do Cinelab

Classificação etária: Acima de 14 anos
Essa atividade aconteceu em 13/07/2019 no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.