Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Pesquisa em Foco - Apresentação de bases de dados, estudos, mapeamentos e investigações relacionadas ao campo da cultura. saiba mais

A apropriação das políticas

A palestra abordará uma pesquisa de doutorado que investigou os processos interculturais de comunicação e saúde, a partir da análise e mapeamento das políticas públicas de saúde para ciganos no Brasil e em Portugal. Os resultados apresentados foram possibilitados pela construção de um saber compartilhado junto ao movimento político cigano em ambos os países, valorizando as suas vozes e saberes, historicamente silenciados pelas sociedades ocidentais e a ciência hegemônica; comprovando que mantêm uma sofisticada filosofia de vida, que estrutura um sistema de ação e organização sociocultural, o que lhes permitiu resistir às opressões e dominações.

Com Aluízio de Azevedo Silva Júnior, cigano calon, jornalista, cientista social, especialista em cinema, mestre em educação e doutor em Comunicação e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz . Assessor de Comunicação Social do Ministério da Saúde do Brasil; Colaborador Associado do Grupo "Saúde, Cultura e Desenvolvimento" do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta de Lisboa (UAb) e  Membro do Grupo de Comunicação & Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

(Foto: Ciganos Kalon, Arquivo Pessoal de Aluizio Azevedo)

Ações para a Cidadania

A apropriação das políticas de saúde para ciganos no Brasil e em Portugal

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu em 14/06/2019 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.