Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Super Maio - Uma programação repleta de elementos para celebrarmos o Dia da Força e Dia do Orgulho Nerd. saiba mais

CAPA-CAROLINA-1920x853

Por meio da HQ "Carolina" e da vida e obra de Carolina de Jesus, a atividade aborda a relação entre literatura e quadrinhos como ferramenta de resistência no contexto educacional. Sirlene Barbosa e João Pinheiro são, respectivamente, autora e ilustrador da HQ Carolina - vencedora do prêmio especial do Festival de Quadrinhos de Angoulême, na França, indicada ao prêmio Jabuti e aprovada no mais recente edital do Plano Nacional do Livro Didático Literário (PNLD Literário).

Sirlene Barbosa é Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, e doutoranda em educação. É pesquisadora de Carolina Maria de Jesus; literatura negra; e relações étnico-raciais (Lei 10.639/2003 - 11.645/2008) na educação do ensino fundamental da rede municipal paulista de ensino.

João Pinheiro é ilustrador, artista plástico e autor de histórias em quadrinhos. O artista é detentor de uma longa produção e mantém uma relação estreita com a literatura e o cinema que se manifesta em obras como o curta MALÁRIA dirigido por Edson Oda e premiada nacional e internacionalmente e o documentário Há muitas noites na noite de Silvio Tendler. É autor de Kerouac, (Devir, 2011) e Burroughs (Veneta, 2015). Publicou quadrinhos nas revistas: Front, Graffiti, +Soma, Hipnorama (Argentina), Inkshot (EUA), Serafina (Folha de S.Paulo), Imaginários em Quadrinhos e revista Bill. É o criador e editor da revista virtual Projeto Bill: http://projetobill.com/. Ilustrador da premiada HQ "Carolina".

Dia 17/5, sexta, das 19h às 21h30
Sala Múltiplo Uso 2
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas).

Foto: capa da Hq/ Ed. Veneta
 

Literatura

Carolina de Jesus: Literatura e quadrinhos como resistência na educação Com Sirlene Barbosa e João Pinheiro


Essa atividade aconteceu em 17/05/2019 no Sesc Birigui.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.